30º Festival de Biarritz
Na 30ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz, que visa promover o cinema e a cultura latino-americanas em território francês, o Projeto Paradiso, em parceria com o laboratório cearense CENA 15, apoia a presença de dois talentos para representar o audiovisual nacional: o diretor e roteirista Bernardo Ale Abinader e a produtora Vânia Lima, que participam do laboratório BAL-LAB com o projeto de longa-metragem “O Barco e o Rio”.
Bernardo e Vânia receberam Bolsas Paradiso para participar do programa, que conta com mentorias individuais com especialistas, acomodação na cidade de Bordeaux e ajuda de custo para o desenvolvimento da obra. O projeto amazonense conta a história de duas irmãs, Vera e Josi, donas de uma embarcação herdada da família. As duas divergem sobre o futuro do barco e terão que lidar com situações inesperadas, como o desejo inesperado de Vera, que é evangélica, por uma ribeirinha.
Além de “O Barco e o Rio”, o Projeto Paradiso ainda contribui para a presença do longa-metragem “Madalena”, de Madiano Marcheti, na mostra competitiva de ficção do Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz.