Ikusmira Berriak
Estão encerradas as inscrições para a residência Ikusmira Berriak 2025. O Projeto Paradiso oferece uma Bolsa Paradiso para um(a) brasileiro(a) participar desse programa de residências e desenvolvimento de projetos voltado para apoio e promoção de talentos emergentes em criação audiovisual. O objetivo da residência é oferecer espaço, contexto, tempo e recursos, articulando o programa em torno de duas vertentes: formação e desenvolvimento.
A residência espanhola, organizada pela Elías Querejeta Zine Eskola e pelo projeto cultural Tabakalera, ocorre em duas etapas. A primeira etapa dura seis semanas entre março e abril de 2025 e reúne os diretores dos cinco projetos selecionados em San Sebastián. Durante esse período, os residentes trabalham em seus projetos e recebem orientação de um comitê de especialistas. A segunda etapa acontece durante o Festival de San Sebastián, em setembro de 2025, e os profissionais retornam à cidade por mais duas semanas para avançar no desenvolvimento de seus projetos e se preparar para apresentações durante o evento.
A organização da residência cobre os custos de viagem, hospedagem, alimentação e seguro dos selecionados. O Projeto Paradiso também oferece US$ 1 mil para serem usados na obra ou em gastos relativos à formação, além da oportunidade de fazer parte da Rede Paradiso de Talentos. Acesse o nosso regulamento:
Em 2022, João Paulo Miranda Maria recebeu uma Bolsa Paradiso para desenvolver o roteiro do seu projeto de longa-metragem de ficção, “Bandeira”, na residência espanhola Ikusmira Berriak.
Confira o bate-papo exclusivo para tirar dúvidas sobre a residência, com Michael Wahrmann, cineasta selecionado em 2019, e Maialen Franco, diretora da residência, com mediação de Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso. Nesse papo, disponível na íntegra no Canal Paradiso, eles tiraram algumas dúvidas sobre o processo seletivo para a residência e a Bolsa Paradiso: