Skip to main content

First Cut Lab Paradiso Brazil 2024

Estão encerradas as inscrições para o First Cut Lab Paradiso Brazil. O programa de formação e consultoria é voltado para até dois longas-metragens de ficção em estágio inicial de montagem. O objetivo é ampliar a qualidade artística do filme, aumentar seu potencial de vendas e as chances de participação em grandes festivais e mercados internacionais.

Durante o laboratório, a equipe formada por diretor, produtor e montador receberá mentorias individuais de especialistas e consultores definidos de acordo com o perfil do projeto. Ao fim do workshop, as equipes recebem um relatório e um mapeamento para edições adicionais e, após seis semanas, devem devolver um novo corte revisado.

Os diretores e produtores selecionados passarão a integrar a Rede Paradiso de Talentos. O produtor de um dos projetos poderá também receber uma Bolsa Paradiso para participar do First Cut+, programa voltado para o desenvolvimento de audiência do projeto, durante o Festival de Karlovy Vary, que acontece em junho de 2024 na República Tcheca.

O First Cut Lab é um laboratório criado por Matthieu Darras, diretor da Tatino Films, que já recebeu 230 projetos de 40 países. Essa é a terceira vez que o Projeto Paradiso traz o laboratório ao Brasil.

O programa acontece entre 10 de janeiro de 2024 a 29 de março de 2024, em datas agendadas previamente com a equipe de cada projeto, em formato online. Para participar, é preciso ter domínio do inglês e apresentar um corte inicial do projeto com ao menos 60 minutos. O projeto não pode ter sido selecionado por um programa WIP antes deste workshop. Confira o regulamento da bolsa:

Em 2022, “Pedágio”, de Carolina Markowicz participou, junto de “Amores Paraguaios”, de Janaína Marques, da primeira edição do First Cut Lab Paradiso Brazil.

Em 2023, “A Mulher que Chora”, de George Walker Torres, e “Pasárgada”, de Dira Paes, foram os projetos selecionados para a segunda edição do First Cut Lab Paradiso Brazil.

Em 2024, “Rapina”, de Bruno Risas e Francis Vogner, “Sangue do Meu Sangue”, de Rafaela Camelo, “Amores Surdos”, de Grace Passô, e “Não Estamos Sonhando”, de Ulisses Arthur, participaram do First Cut Lab Paradiso Brazil.