Programação do Drive-In Paradiso: 22 e 23 de agosto
Com realização do Projeto Paradiso, correalização da Secretaria Municipal de Cultura e da Spcine, parceria do Cine Autorama e apoio da Alesp, o DRIVE-IN PARADISO chega a sua última semana no estacionamento da Assembleia Legislativa de SP, no Ibirapuera.
Com curadoria de Marina Person, a programação celebra a diversidade do cinema nacional. Neste fim de semana, alguns dos destaques são as sessões do projeto Curta em Casa, em parceria com o 31º Curta Kinoforum, e de pré-estreia de médias-metragens “Vaga Carne” e “Sete Anos em Maio”.
As sessões do DRIVE-IN PARADISO acontecem no sábado às 18h, 20h e 22h30, e no domingo às 18h e 21h. Os ingressos para 100 carros por sessão serão disponibilizados pelo Sympla na segunda-feira, dia 17 de agosto, às 17h.
Confira abaixo a programação do último fim de semana:
SÁBADO, 22 de agosto de 2020
18h – Curta em Casa – 31º Curta Kinoforum
Classificação: 12 anos
Quarentena na Laje
Direção: Bruno Rodrigues
Ano: 2020
Duração: 4 minutos
Gênero: Documentário
Sinopse: Quantas varetas são necessárias para se chegar às nuvens? Para nós, apenas duas. O curta-metragem “Quarentena na Laje” trabalha com a realidade de um isolamento feito de forma desigual e contraditória: em meio a um momento de pouca liberdade e de carestia do pão, sentido principalmente nas periferias do Brasil, temos o céu como um ponto de encontro, o único lugar possível para uma interação saudável entre amigos e vizinhos.
Quase me fizeram acreditar que eu não existia
Direção: Rachel Daniel
Ano: 2020
Duração: 6 minutos
Gênero: Documentário
Sinopse: Arthur, 26 anos, envia um áudio desabafo a sua amiga Rachel, o seu desejo: ser protagonista e não vítima da realidade, Um filme sobre as dores, sobre viver e morrer e sobre o tempo – que parece escasso – e sobre o corpo.
HIATO
Direção: Gustavo Pera Barroso
Ano: 2020
Duração: 6 minutos
Gênero: Documentário ficcional
Sinopse: Morador de um bairro periférico de São Paulo em meio a pandemia do Covid-19, Gustavo tem fortes crises de ansiedade. Quando recebe uma ligação de um amigo de sua rua, reflete histórias diversas de moradores do bairro em paralelo ao cotidiano de sua família durante o isolamento social.
O Interior
Direção: Marcio Masseli
Ano: 2020
Duração: 6 minutos
Gênero: Documentário
Sinopse: Curta-metragem de ficção que conta a história de Perci, um rapaz que passa a quarentena sozinho numa pequena kitnet no centro de São Paulo. Ao receber uma encomenda, seu cotidiano se torna um exercício de aproximação, movimento e olhar, para si e para o outro.
Dádiva
Direção: Evelyn Kauane dos Santos
Ano: 2020
Duração: 6 minutos
Gênero: Documentário/ Experimental
Sinopse: Dádiva, ato ou efeitos de dar espontaneamente algo de muito valor a alguém. Um presente Imerecido.
Aos Olhos de Uma Criança
Direção: Thamires Uchôa da Rosa
Ano: 2020
Duração: 6 minutos
Gênero: Documentário
Sinopse: Caetano, Cecília, Iaracy e Stephany, com seus contextos geográficos, classes sociais e etnias diferentes dominam a narrativa do curta-documentário, “Aos olhos de uma Criança” para apresentar ao mundo suas vivências, seus olhares e sentimentos sobre este momento de isolamento social desencadeado pelo o vírus da COVID-19.
A proCura que vai chegar
Direção: Ícaro Pio
Ano: 2020
Duração: 6 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: Três pessoas com trajetórias e vidas diferentes porém unidas por um mesmo objetivo: encontrar a cura para pessoas próximas que adoeceram. O tempo é curto, 14 dias. Três eixos de proCura, a música, a alquimia química e a bruxaria. De alguma forma termina a procura da cura que vai chegar? A sociedade tá doente, consequentemente você também está.
Placa-Mãe
Direção: Ignácio Barcelos
Ano: 2020
Duração: 6 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: Maria é chamada a casa da sua patroa mesmo em seu dia de folga, em plena pandemia ela deve deixar seus filhos em casa para estudar, mas estudar se tornou o maior desafio, apenas um celular e cinco estudantes. Lutar contra o vírus tem seu manual, mas e lutar contra o sistema que impede a periferia de ter acesso a informação?
Gatilho
Direção: Glória Maria Brito dos Santos
Ano: 2020
Duração: 4 minutos
Gênero: Videoclipe
Sinopse: Mike Johnnatan é um dos tantos jovens negros e periféricos passando pelo isolamento social juntamente com a ansiedade e as confusões mentais. A busca por fugas em seus dois cômodos são retratadas em sua letra, meio de escapatória para a sobrevivência.
Aflora
Direção: Jota – Joyce Carmo
Ano: 2020
Duração: 6 minutos
Gênero: Ficção
Sinopse: Flora passa a pandemia junto a seu filho enquanto vivencia um webamor com Ana e a ansiedade do que é “voltar ao normal” quando tudo isso acabar.
20h30 – Vaga Carne + Sete Anos em Maio – Pré-estreia
Classificação: 16 anos
Vaga Carne
Direção: Grace Passô, Ricardo Alves Jr.
Ano: 2019
Duração: 49 minutos
Sinopse: Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é uma transcriação do espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô.
Sete Anos em Maio
Direção: Affonso Uchôa
Ano: 2019
Duração: 42 minutos
Sinopse: Em uma noite de Maio, sete anos atrás, Rafael chegava em casa depois do trabalho. Quando abria o portão, alguém chamou seu nome. Ele olhou pro lado e viu pessoas que não conhecia. Rafael saiu da sua casa carregado pelos desconhecidos e nunca mais voltou. Desde então ele vive como se aquela noite nunca tivesse terminado.
22h30 – Carlota Joaquina: Princesa do Brazil – Clássicos Brasileiros
Direção: Carla Camurati
Ano: 1995
Classificação: 14 anos
Duração: 100 minutos
Sinopse: Espanha, 1785. A pequena Carlota Joaquina, com apenas dez anos, cumpre as etapas de um exame formal para sua aceitação na corte portuguesa como prometida de D. João. Aprovada, a pequena parte para Portugal, trocando a alegria flamenca pela melancolia da corte lisboeta. Portugal, 1808. A corte portuguesa está sob o cerco das tropas de Napoleão e é pressionada pelo espírito expansionista da coroa inglesa. Parte, então, para o Brasil e começa a impor os códigos da monarquia aos novos súditos. Com ares de fábula, de maneira caricata e divertida, o filme conta a história de Carlota Joaquina (Marieta Severo), seu temperamento difícil, seus casos extra-conjugais, sua irritação com o Brasil, a vida e os feitos do casal real na então colônia portuguesa.
DOMINGO, 23 de agosto de 2020
18h – Detetives Do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano – Sessão Infantil
Direção: Vivianne Jundi
Ano: 2018
Classificação: Livre
Duração: 109 minutos
Sinopse: Durante a Expo-Bruxas, a maior feira de bruxos do mundo, Pippo (Pedro Henriques Motta), Bento (Anderson Lima) e Sol (Leticia Braga) viajam até a Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice (Nicole Orsini), que foi sequestrada pelos bruxos Máximo e Mínima Buongusto. Com o trabalho em equipe e a ajuda da avó de Pipo, eles conseguirão desvendar esse mistério.
21h – Tim Maia – Biografias Musicais
Direção: Mauro Lima
Ano: 2014
Classificação: 16 anos
Duração: 141 minutos
Sinopse: A vida e a arte do grande Tim Maia, artista de temperamento explosivo que transformou a música brasileira. O filme recria sua trajetória desde o início da carreira com Roberto Carlos e Erasmo Carlos até se tornar um dos músicos mais populares do Brasil.